Acesse seus artigos salvos em
Minha Folha, sua área personalizada
Acesse os artigos do assunto seguido na
Minha Folha, sua área personalizada
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Gostaria de receber as principais notícias
do Brasil e do mundo?
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
O último trimestre do ano promete ser agitado: 1º turno das eleições em 2 de outubro, 2º turno das eleições em 30 de outubro, início da Copa do Mundo do Catar em 20 de novembro, Black Friday em 25 de novembro, final da Copa do Mundo em 18 de dezembro e, finalmente, Natal e Ano-Novo.
Se, por conta da polarização política, outubro pode ser um mês tenso, o varejo se prepara para assistir as vendas deslancharem no último bimestre, ao juntar Copa do Mundo, Black Friday, 13º salário e festas de fim de ano em um mesmo período.
Segundo pesquisa da Nielsen e Toluna, antecipada para a Folha, 50% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday para se prepararem para assistir aos jogos. Entre os itens mais buscados estão eletrodomésticos (televisão, máquina de lavar roupa), celular ou tablet, moda, notebook ou PC e móveis.
O levantamento foi realizado entre 6 e 21 de julho, com questionário online enviado para 2 mil pessoas de todo o país. Mais da metade (55%) dos entrevistados têm entre 25 e 44 anos.
As compras de produtos eletroeletrônicos são concentradas na Black Friday, com os consumidores em busca de descontos em produtos de alto valor agregado. A Copa, por sua vez, é a principal data para venda de TVs em todo o mundo.
Varejistas e fabricantes ouvidos pela Folha, porém, já reclamaram do fato de as duas datas ocorrerem simultaneamente, o que acabaria “matando” os efeitos da Copa, por exemplo.
A Nielsen, por sua vez, defende que a realização da Copa do Mundo em novembro aquece o mercado de consumo e influencia diretamente o planejamento de compras dos consumidores.
“O último trimestre do ano é o ‘super trimestre’, cheio de eventos”, diz Sabrina Balhes, líder de mensuração da Nielsen Brasil. “É o momento de as marcas entenderem como estas datas se relacionam e vão impactar o comportamento do consumidor. Para o varejo, há a facilidade de associar as mensagens que vão trabalhar na Copa junto com as da Black Friday, fazendo um esforço muito mais robusto de marketing.”
Sabrina destaca o fato, por exemplo, de 65% dos consumidores da Black Friday serem fãs de futebol, enquanto 22% são espectadores ocasionais. A maior parte (86%) pretende assistir aos jogos com a família e em casa (87%). Já 19% afirmaram que pretendem assistir em bares ou restaurantes.
Segundo Sabrina, mais de três quartos (78%) dos que pretendem assistir aos jogos com a família têm menos de 44 anos. Destes, 43% têm filhos crianças.
Dados da Nielsen, exclusivos para a Folha, apontam que os brasileiros são o povo que mais se interessa por futebol no mundo. De acordo com a empresa, 65% dos brasileiros se interessam por futebol –percentual superior ao da Itália (57%), Espanha (57%), Alemanha (51%) e França (43%), por exemplo.
Quanto do povo em cada país é fã de futebol? (em %)
Fonte: Nielsen
O levantamento também apontou que 33% dos brasileiros ainda não sabem o que vão comprar e devem decidir na hora. Outros 17% disseram que não pretendem fazer compras na Black Friday para se preparar para a Copa.
Já para as compras de Natal, 47% dos entrevistados pretendem comprar roupas, 37% itens de cuidados pessoais, 36% perfumes, 34% produtos de beleza e 33% itens de limpeza.
Questionados quais as marcas que vêm à cabeça quando se pensa em Black Friday, os consumidores apontaram Lojas Americanas (22%), Magalu (17%), Samsung (10%), Amazon (10%), Casas Bahia (8%).
“Existe uma associação direta entre varejistas que fazem promoções durante o ano e as oportunidades na Black Friday”, diz Sabrina.
Outros nomes citados associados à data foram Mercado Livre (3%), Shopee (3%), Nike (2%), Adidas (2%) e Apple (1%).
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 2ª a 6ª pela manhã, receba o boletim gratuito com notícias e análises de economia
Carregando…
De 2ª a 6ª pela manhã, receba o boletim gratuito com notícias e análises de economia
Carregando…
Cidadania global: formação para além do bilinguismo
Brilho eterno: Tiffany cresce e planeja dobrar vendas no Brasil
Entenda o que é deep fake e saiba como se proteger
Seminário aponta caminhos para acelerar a transição energética
Cursos de direito devem romper com passado e ampliar aprendizado
Rastreamento pode reduzir mortes por câncer de pulmão
Clara facilita vida das empresas na gestão de gastos corporativos
Abertura do mercado de energia vai modernizar setor no Brasil
A nova era no cuidado do câncer de pulmão
Chegada do 5G traz revolução para o dia a dia dos negócios
Tecnologia com inclusão e diversidade gera inovação
Podcast debate nova geração de testes genéticos na psiquiatria
Coleção especial celebra os 60 anos da Vivara
Avanço de pesquisas e mais investimentos em genômica revolucionam a medicina
Mastercard apoia inclusão digital de empreendedores das favelas
PARCERIA NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, DE PONTA A PONTA
Ciência comprova eficácia e aponta novos caminhos para Cannabis medicinal
Prevenção ao suicídio exige engajamento de toda a sociedade
Inteligência artificial e automação moldam o futuro das empresas
Soluções de cibersegurança reforçam confiança do consumidor nas empresas
Tecnologia permite que pessoas recebam pela comercialização de seus dados
Consumidor já pode pagar suas contas com o rosto
Tecnologia da Mastercard possibilita transferências com uso de cartão de débito
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Presidente do TSE cita ausência de justa causa e manda apurar abuso de poder político por aliados de Bolsonaro
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Ex-ministra afirmou em culto que teria conhecimento de casos de exploração sexual, mas não apresentou evidências
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Corte Especial do tribunal decide que Paulo Dantas deve ficar afastado ao menos até o fim do mandato
O jornal Folha de S.Paulo é publicado pela Empresa Folha da Manhã S.A.
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Cadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!