Perto de completar 20 anos, relembre título brasileiro de 2022 – Diário do Peixe

Título brasileiro do Santos de 2002 completa 20 anos em dezembro (Crédito: Pixabay)
O Santos entrou no Campeonato Brasileiro de 2002 muito longe de ser apontado como um dos favoritos. No início do ano, a equipe havia feito uma campanha ruim no Torneio Rio-São Paulo, tendo ficado atrás do Etti Jundiaí (atual Paulista) na tabela de classificação. Poucos poderiam imaginar que, no fim da temporada, o Peixe venceria o Brasileirão e sairia de uma fila de 18 anos. Se você gosta de fazer previsões esportivas ousadas, aproveite o codigo bonus betano e participe do mundo do entretenimento esportivo.
Para o Brasileirão de 2002, Emerson Leão e a diretoria apostaram nos “Meninos da Vila”. O time era composto por jogadores da base e outros, ainda desconhecidos, saídos de times menores. No entanto, a garotada era muito talentosa e, aos poucos, o time foi se encaixando e alternando grandes atuações com algumas bastante instáveis.
Naquele ano, o Campeonato Brasileiro ainda era disputado no formato mata-mata. Portanto, as equipes que ficassem nos oito primeiras colocações classificavam-se à etapa seguinte. O Santos terminou a primeira fase justamente em oitavo e foi disputar as quartas de final contra o badalado São Paulo, que tinha um quarteto formado por Ricardinho, Kaká, Reinaldo e Luís Fabiano. O Tricolor ainda tinha outras peças importantes, como Rogério Ceni, Ameli e Júlio Baptista.
As duas equipes já haviam se enfrentado durante a fase de classificação, e o São Paulo vencera por 3 a 2, no Morumbi. O jogo teve a famosa polêmica em que Diego, ao comemorar o segundo gol do Peixe, pulou no escudo do Tricolor, dando início a uma pequena confusão.
A missão do Santos, portanto, não era nada fácil, e o Tricolor era apontado como o grande favorito. Mas, no futebol, as coisas se resolvem dentro de campo. No primeiro jogo das quartas de final, na Vila Belmiro, o Santos venceu com autoridade: 3 a 1. Os gols foram marcados por Alberto, Robinho e Diego. Kaká balançou a rede pelo Tricolor.
No jogo de volta, no Morumbi, o Santos começou levando um susto. Logo aos 4 minutos, Luís Fabiano, de cabeça, abriu o placar para o São Paulo. Mas a virada e a classificação viriam com gols de Léo e Diego. Na semifinal, o rival foi o Grêmio, e após ter perdido o primeiro jogo, em Porto Alegre, por 1 a 0, o Peixe bateu o Tricolor Gaúcho por 3 a 0, na Vila Belmiro, carimbando o passaporte à final.
A grande decisão, que tirou o Santos de uma fila de 18 anos, foi contra o Corinthians. As duas partidas aconteceram no Morumbi – e o Peixe venceu ambas. No primeiro jogo, 2 a 0, com gols de Alberto e Renato.
Já o jogo decisivo foi cheio de reviravoltas. Em primeiro lugar, Diego se machucou logo no início da partida e precisou ser substituído. Mesmo assim, o Peixe estava melhor, e Robinho, de pênalti, abriu o placar. No segundo tempo, o Corinthians conseguiu a virada, com Deivid e Anderson – ambos marcaram de cabela. No entanto, o Peixe garantiu a vitória e a classificação, no fim do jogo, com gols de Elano e Léo.
Sem dúvidas, este foi um dos títulos mais épicos do futebol brasileiro. O Santos era um time em que ninguém apostava, mas foi superando obstáculos atrás de obstáculos até erguer a taça que marcou o seu renascimento.


source

Notícias da Hora

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *